CONTROLADORIA

Controladoria Geral do Estado
Segunda, 10 Abril 2017 15:57
Rede de Controladorias

CGE promove encontro de capacitação com os controladores municipais

Auditores do Ministério da Transparência apresentaram a metodologia do Projeto Aprimora Auditores do Ministério da Transparência apresentaram a metodologia do Projeto Aprimora Ascom CGE
Texto de Amanda Vieira

Dando continuidade ao projeto da Rede de Controladorias de Alagoas, mais um treinamento foi realizado, nos dias 5, 6 e 7, com os controladores dos municípios alagoanos visando orientá-los em questões relacionadas ao controle preventivo e eficiência na aplicabilidade dos recursos.

O curso foi ministrado pelos auditores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson Souza e Franklin Bras, que apresentaram a metodologia do Projeto Aprimora aplicado no Estado do Mato Grosso abordando as atividades de Logística de Alimentação e Nutrição Escolar.

Durante o curso, foi apresentado Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de práticas e simulações para que os controladores e auditores possam se tornar multiplicadores e aplicar a metodologia nas prefeituras, utilizando adequadamente as ferramentas de planejamento.

O controlador do município de Junqueiro, Djalma Pereira, foi um dos participantes do evento e considerou válida a experiência compartilhada pelos auditores da CGU. Para ele, é preciso quebrar o paradigma que de que o controlador é a figura que fiscaliza, tendo em vista que a ideia é prevenir falhas na gestão pública. “O curso foi essencialmente prático e isso foi muito importante, nos deu uma visão melhor dos procedimentos; o projeto Aprimora abriu um leque de informações e orientações pra todos nós com um tema essencial que é alimentação escolar.

Ouvir as experiências dos auditores foi fundamental tendo em vista o trabalho que eles realizaram no Mato Grosso e em Cuiabá. A partir daqui vamos continuar a nossa missão de evitar falhar e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente e transparente”, destacou.

O encontro foi uma iniciativa parceira da CGE, CGU e do Tribunal de Contas do Estado por meio da Escola de Contas.

Rede de Controladorias - A Controladoria Geral do Estado (CGE) instituiu, em 2015, junto com Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Rede de Controladorias de Alagoas com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o com o objetivo de integrar e disseminar informações com os controladores que atuam nos municípios.